Sabe quanto custa um funcionário à empresa em Portugal?
No início do ano, o governo Português aumentou o valor da Retribuição Mínima Mensal, de 665 euros para 705 euros.
No entanto, em Portugal, além da renumeração mensal, os funcionários recebem anualmente o equivalente a 14 salários mensais. A legislação em vigor garante aos trabalhadores, pagamento de férias, subsídio de natal e subsídio de férias.
Porém, é importante referir que a remuneração mensal e os subsídios de férias e final de Natal, não são os únicos custos relacionados com a folha de pagamento das empresas portuguesas.
Temos de considerar também:
Contribuição Segurança
Contribuição Segurança Social (TSU)
A Contribuição de Segurança Social é calculada na percentagem de 34,75% sobre a remuneração dos trabalhadores, sendo a percentagem de 23,75% custeado pelas empresas e 11% pelos funcionários.
Seguro Acidente do Trabalho
As empresas também devem contribuir com o Seguro Acidente de Trabalho, cuja alíquota valor é calculada pelas seguradoras com base em diferentes fatores, mas costuma ser de 1% sobre a remuneração dos trabalhadores.
Fundos de Compensação (FCT /FGCT)
As empresas contribuem mensalmente para FGCT de uma percentagem de 0,075% sobre a remuneração base dos seus funcionários.
Subsídio de alimentação
A maioria das empresas em Portugal paga o subsídio para alimentação com base no número de dias trabalhados durante o mês, apesar de não ser obrigatório.
Deste modo, o custo de um funcionário para as empresas de Portugal chega a ser o dobro da remuneração acordada entre a empresa e o colaborador por meio do contrato de trabalho.
Conheça a AC Contabilidade.
O IVA (Imposto sobre o Valor Acrescentado) é um imposto transversal a toda a economia, abrangendo todas as fases do circuito económico, desde o fornecedor de matérias-primas até ao consumidor final. Assim, qualquer pessoa, ao...